Terapia de Casal
Todos os casais ao longo da vida passam por conflitos, de todos os tipos. Nesse caso o ideal é que procurassem ajuda quando fossem identificadas divergências importantes e repetitivas, sobre as quais não conseguem chegar a um consenso. No entanto, alguns casos são muito intensos e perduram por mais tempo que o habitual e o que normalmente acontece é: quando o casal busca ajuda já existe um conflito instaurado e um desgaste enorme na relação, causando adoecimentos em uma das partes ou até na família toda, incluindo os filhos.
Quando esse momento é identificado, mesmo que demore, deve-se procurar a ajuda o quanto antes, assim o entendimento necessário para a resolução do conflito pode ser encontrado o mais rápido possível.
Reforço que o casal não deve a qualquer divergência procurar a terapia, primeiramente ele deve buscar pelos seus próprios meios resolverem os conflitos, inclusive isso os deixa mais fortalecido. Mas sentindo que algumas situações são muito difíceis ou delicadas, ou que várias situações vão se acumulando sem ter uma solução, a terapia e o caminho mais adequado para se encontrar conversas construtivas. O terapeuta orienta o casal sempre no sentido de buscarem a autonomia na solução dos impasses não ficando dependendo sempre desse recurso.
Importante: o terapeuta não é o meio de "desempate" do ponto de divergência, a solução sempre será dada pelo casal, e nem sempre também o problema é a falta de comunicação, mas comunicações inadequadas, prejudiciais ao diálogo construtivo que se constitui de várias características como escuta atenta, linguagem respeitosa e não violenta, legitimação do que diz e sente a outra pessoa, tom de voz, escolha de momento e lugar para conversar. O terapeuta os ajudará a comunicar-se de forma positiva para o relacionamento.
Enfim, seja qual for o tempo de relacionamento a terapia de casal traz diversos benefícios e o principal é que o processo terapêutico não determina que há caminho certo ou errado, e sim qual o melhor caminho para o entendimento.